quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Bala de Gelatina

Essa bala de gelatina é super fácil de fazer, eu uso o microondas, é rápida, gostosa, pode ficar fora da geladeira e é rica em colágeno.

Ingredientes:
  • 2 gelatinas diet do sabor que preferir
  • 1 gelatina incolor sem sabor
  • 150 ml de água

Modo de Fazer:

Coloque em um recipiente que possa ir ao microondas as gelatinas e a água e misture bem.
Deixe descansar por 10 minutos, ela vai ficar bem grossa.
Coloque no microondas por 20 ou 25 segundos e mexa bem.

Coloque em forminas e leve à geladeira por 2 horas.
Desenforme e sirva-se!

Alguém ai já fez? Tem alguma variação? Comente...

Reeducação Alimentar

Muita gente está acima do peso. O ministério da saúde estima que mais 50% da população está acima do peso. Isso mesmo mais da METADE da população brasileira está acima do peso. Apesar da preocupação estética ser o que move a maioria das pessoas a quererem emagrecer a maior preocupação do ministério da saúde são as doenças ligadas ao sobrepeso e a obesidade: Diabetes, pressão alta, doenças cardíacas, problemas nas articulações, etc.


Quem está acima do peso tem problema de saúde?



Não exatamente, existem estudos que mostram que pessoas acima do peso mas que são ativas tem menos chance de terem doenças ligadas a obesidade do que aquelas que vivem lutando contra os quilos a mais, vivendo em uma eterna sanfona.

O efeito sanfona acontece porque essas pessoas buscam regimes milagrosos ao invés de mudarem os hábitos alimentares e fazerem atividades físicas e quando terminam o regime, voltam a comer "normal".


O que é reeducação alimentar?

A palavra reeducação sugere que quem está fazendo já foi educado uma vez. E de certa forma, isso está correto, pois quando somos crianças e adolescentes aprendemos a comer e desenvolvemos determinados hábitos alimentares.

Minha mãe costumava fazer todos os dias arroz branco, feijão, uma salada, uma carne(suína, bovina ou de frango), sempre frito, as vezes ovo, também frito e acompanhando, refrigerante ou suco de pacotinho.

Comia todo dia pela manhã um filãozinho(pão francês) com maionese e café. As vezes bolacha de maisena ou de leite.

A tarde sempre comia algo que minha mãe tinha feito: bolo, torta, pudim com café ou leite. A noite, leite com nescau, toddy ou uma das variantes mais baratas.

As vezes tinha banana frita. Frango a passarinho, macarronada, pastel, pizza, lasanha ou nhoque. Nunca nada integral, desnatado, light.

Na casa da minha avó era uma pouco pior. Claro que tinham verduras e legumes, mas quem não gostava não comia e pronto.



Eu aprendi comer assim e era magra, magrinha, magérrima, até preocupava minha mãe. Mas morava em uma cidade pequena, fazia tudo à pé ou de bicicleta, jogava com amigos, tinha uma vida hiperativa. Quando me mudei de cidade eu parei de fazer exercícios: cidade grande, tudo complicado pra fazer à pé e não fazia academia, mas continuei comendo igual, ou pior, ia no mais fácil: fast food, miojo, nuggets. Óbvio que engordei.

Ai eu tive que reaprender a comer. Tive que entender que nosso corpo precisa de um equilíbrio entre o que ingerimos e a atividade que fazemos e que os alimentos são divididos em grupos e existe uma função pra cada grupo e uma quantidade ideal para se ingerir que cada grupo alimentar.

Os principais grupos são: Carboidratos, Proteínas e Gorduras(saturadas, insaturadas e trans).

Em um resumo geral carboidrato é a fonte primária energia, o que não usamos é processado e transformado em gordura. Proteína é usado para manter e fazer a reconstrução muscular, e é usado como fonte de energia caso não haja carboidratos disponíveis, o excesso também é transformado em gordura e armazenado para uma eventualidade. As gorduras são necessárias para várias funções reguladoras do organismo, produção de hormônios entre outras.



Como aprender a comer?

A primeira coisa é identificar sua necessidade real diária e isso vária se você é sedentário, ativo, levemente ativo, muito ativo, atleta e que tipo de exercícios você faz.

Mas em geral um adulto médio que não faz exercícios físicos e é levemente ativo, necessita entre 1800 e 2000 kcal por dia par MANTER o peso atual. Essas calorias são divididas da seguinte maneira:



  • Proteínas: 30% 
  • Carboidratos: 50%
  • Gorduras: 20%

Carboidratos estão sempre na base da pirâmide alimentar. O Gráfico pode mudar um pouco de pessoa pra pessoa e o ideal é entender melhor sobre isso. Por isso quando me perguntam: leite condensado engorda? Chocolate engorda? Banana engorda? Depende, a quantidade que você está comendo está na sua faixa calórica e na % diária adequada de cada macro nutriente?
E lembrem-se sempre: amem-se acima de tudo, façam pra que se sintam bem, pra se cuidar.

"Se você não se amar, como diabos vai amar outra pessoa?"

Aos poucos vou escrever sobre cada um dos macronutrientes e como calcular em gramas a quantidade para perder peso, além de postar receitas e dicas de alimentação saudável e exercícios para serem feitos em casa.

Tem algo em especifico que vocês gostariam de saber ou falar? Deixem suas sugestões e experiências nos comentários!